Zygmunt Szczesny Felisńki

Zygmunt Szczesny Felisńki
No ano dedicado ao Sacerdócio, 11 de Outubro de 2009, o Papa Bento XVI canonizou novo santo, sacerdote polonês, pe. Zygmunt Szczesny Felisńki, arcebispo metropolitano de Varsóvia, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.
Zygmunt Szczesny Felisńki nasceu a 1 de novembro de 1822 em Wojutyn, próximo a Luck, em Wolyn, nas antigas terras polonesas integradas pelo desmembramento à Rússia, atualmente – território da Ucrânia. Seu pai Geraldo Felinski (1787-1833), brasão Farensbarch, aluno da Universidade “Wilenski”, proprietário das terras em Wojutyn, exercia honrosa função de deputado Tribunal central da Terra de Wolyn em Zytomierz, a mãe Ewa dos Wendorff(1793-1859), Brasão Nabram, mulher de grande coração e dedicação à Nação, passou pela história da literatura polonesa como escritora de valor, autora das Memórias da Vida e Recordações da Sibéria.
Da atmosfera evangélica na família herdou um fundamento forte de fé e moral cristã. Dos Pais aprendeu o amor a Deus, dedicação à Pátria, respeito para todos, a seu exemplo confiou sem limites na Providência Divina. Graças a esses valores com coragem suportou a morte do pai (1833), aprovisionamento da mãe pelo trabalho patriótico e exílio para a Sibéria (1838), confisco da propriedade familiar, dispersão dos irmãos, que ficaram sem teto, sem provisão. Famílias e pessoas estranhas, por razão patriótica, estenderam a mão e ajudaram aos seis órfãos (Paulina, Aloisio, Zygmunt, Juliano, Sofia, Vitória). A mais velha Paulina tinha 19 anos, a mais nova Vitória – 7 anos. Zygmunt Szczesny ficou sob a proteção de Zenon Brzozowski nobre cidadão de Podole.
Após o exílio da mãe à Sibéria, Zygmunt Felisńki na idade de 17 anos, teve que pensar no seu futuro. Profundamente caíram no seu coração as palavras da mãe, que outrora dirigiu aos filhos: Oxalá Deus lhe conceda forças para suportar a orfandade...em todos os sofrimentos que este pensamento os fortaleça, a mão misericordiosa da Providência,...vai levar por vocês...Lembrem, que cada um deve se esforçar e aplicar sua capacidade para o bem de seu país ...ajudem-se mutuamente, que o amor e a unidade dirija...vossos passos...
Suportem com coragem minha ausência, não esmoreçam no espírito; visto que a Providência vela por vocês...a Deus os recomendo. Deus Onipotente pode transformar tudo (1839). Fortalecido com estas palavras partiu ao mundo sem alguma provisão material, mas com fé na Providência Divina. O seu caráter espiritual testemunha as palavras: Estou certo, que, guardando o coração puro, a religião e o amor fraterno ao próximo não me desviarei do caminho certo. E como confirmou, eram para ele a única riqueza inestimável (1841).
Tendo capacidade notável para as ciências exatas, estudou matemática na Universidade em Moscou (1840-1844), fascinava-se pela química, ao mesmo tempo aprofundava a história da Polônia nos secretos círculos estudantis. Nesse ambiente estranho não perdeu a fé em Deus nem o amor à Pátria. Escreveu na carta para a mãe na Sibéria: Meu ponto de vista é a fé, quereria, que tudo que me agrada, que me atrai e fascina, tivesse nela o seu começo (1844). E ao amigo, unindo as questões nacionais com fé na justiça Divina, apresentou palavras cheias de confiança: Mesmo que uma nova rocha lançada na tumba da Polônia, mesmo que com novos cravos pregada a tampa de sua urna, os coveiros não a enterrarão, porque enterram somente os mortos, e o Juiz, que está no céu, finalmente fará justiça aos oprimidos (1844).
[...]
Antes de finalizar, gostaria de compartilhar alguns registros da
comovente homenagem e das sinceras orações feitas pelos catequisandos em
celebração ao nascimento de Zygmunt Szczesny Felisńki. Eles se
reuniuram em um espírito de unidade e gratidão, lembrando as palavras
inspiradoras e as ações benevolentes desse notável líder religioso. A
cerimônia incluiu orações profundas em sua memória, uma emocionante
procissão e, por fim,
uma reflexão sobre as inúmeras obras que ele realizou em prol da fé e
da caridade. A vida e história de Zygmunt Szczesny Felisńki são
verdadeiramente inspiradoras e continuaremos a explorá-las nesta série
de postagens, buscando aprender com seu legado duradouro.

.jpg)





Comentários
Postar um comentário