Karta Polaka
KARTA POLAKA
Com alegria e júbilo, um significativo número de Aureenses, Erechinenses, Carlos-gomenses e descendentes de poloneses de outros lugares receberam o título da Karta Polaka no dia 2 de junho de 2023, primeira sexta-feira do mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e à Jesus Eucarístico.A outorga do título foi realizada pela Senhora Monika Kubik, Vice-Cônsul, e o Senhor Paulo Cesar Kochanny, Secretário, no Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba-PR. A eles nossa gratidão, nosso profundo e sincero reconhecimento pela realização dessa ação que abre novos horizontes, despertando um novo olhar para a Nação e o mundo.
Em nosso tempo tão plural, frente à cidadania, o civismo e a humanização, a presente ação - Karta Polaka - desperta o amor pelo discernimento, proporcionando atitudes de vigilância para não misturar facilmente o essencial do passageiro e ilusório.
Com a Karta Polaka, reforçamos nossas raízes que se encontram na Mãe Terra Polônia. Raízes históricas cuja profundidade real não conhecemos, mas entramos nessa ação e é por isso que nos tornamos sujeitos na mesma história, em prol dos nossos antepassados.
Somos gratos ao Governo Polonês por essa feliz iniciativa de aproximar-nos por meio dessas motivações que enfatizam as necessidades de procurar compreender mais a beleza e o significado de suas raízes, de sua história e amor pela nação que semeou em nossos corações os valores de uma cultura milenar, inquebrantável diante de todas as dificuldades e valores cívicos-cristãos.
O presente título Karta Polaka norteia o elo de união universal. O tempo é urgente para unir forças pelo bem e pela paz universal. A Pátria Mãe Polônia é um belo exemplo de ações inteligentes, responsáveis e humanitárias. Espelhamo-nos e agradecemos a Deus pelas grandes figuras santas e humanitárias como Madre Matylda Getter, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, reconhecida mundialmente como salvadora dos pequenos e das famílias, como Karol Woitila - São João Paulo II, que iluminou o mundo com o seu alegre espírito de sinodalidade, como São Zygmunt Szczęsny Feliński, o pacificador das nações, o patriota mártir e defensor dos humildes.
A Nação Polonesa contribuiu para o mundo com a melhor riqueza: valores humanitários que jamais serão apagados nos anais da história. Como esquecer? O sangue de um mártir, de um líder, de um herói sempre se torna uma sementeira para outros extraordinários, inteligentes, sábios e santos, que de geração em geração perpetuam no tempo e na história.
Hoje, gostaríamos de ter a possibilidade de vislumbrar nossos queridos antepassados lá na eternidade, que agradecem com alegria e bênçãos especiais pelos esforços dos líderes da Nação Polonesa e, em especial, ao consulado que oportunizou para nós o recebimento da Karta Polaka. Nós, descendentes, ainda lembramos quantas lágrimas, tristezas, humilhações e descasos passaram em tempos cruéis onde lhes foi roubado não só o pão, mas também a honra e a dignidade de possuir uma família, uma bandeira, um nome e o sublime caráter da fé cristã.
Somos filhos desse povo e dessa nação. Temos as mesmas marcas e raízes. Confiamos na generosidade da Mãe Polônia, que continuará motivando, incentivando e protegendo os descendentes daqueles que já partiram para o céu, deixando um tesouro: a devoção à Mãe de Czetochowa e a grande herança, a fé e o caráter cristão.
Comentários
Postar um comentário