Anastazia Drasgewski - Irmã Damiana
Anastazia Drasgewski, também conhecida como Irmã Damiana, teve sua trajetória reconhecida pela Câmara de Vereadores de Viadutos/RS. Mesmo ainda viva, ela recebeu uma merecida homenagem em reconhecimento à sua vida dedicada à religiosidade e ao serviço ao próximo. Sua fé e devoção inspiram muitas pessoas na região e ela é uma figura querida e respeitada por todos. A homenagem é um sinal de gratidão e admiração por uma das figuras mais importantes da religiosidade e de seu trabalho realizado na região.
Anastazia Drasgewski - Irmã Damiana nasceu em 21 de outubro de 1928, em Bento Gonçalves/RS, Distrito Santa Tereza. Ela foi uma mulher de fé, guerreira e devota de Virgem Santíssima, São José, Sagrado Coração e Santíssimo Sacramento. Ela veio de uma família religiosa, cujos pais se chamavam José e Eva Drasgewski, sendo a 10ª entre os 15 irmãos.
Desde a infância, ela sentiu-se chamada para a vida religiosa, motivada por um santinho de Santa Teresinha. Em dezembro de 1947, ingressou na congregação na Diocese de Caxias do Sul, passando pelo Postulantado em 1948 e pelo Noviciado no mesmo ano. Irmã Damiana professou seus primeiros votos em 1950 e votos Perpétuos em 1956.
Sua primeira comunidade foi em Rio Azul/PR, onde trabalhou como professora, apesar de não ter experiência e não saber falar português. Entre escolas e hospitais, ela residiu em vários municípios.
Em 1966, fez o curso de Obstetrícia (Parteira Prática) e, após isso, veio residir em Viadutos, por decisão da Congregação, com a missão e objetivo de ajudar os mais necessitados, a pedido da comunidade, para atender às necessidades da população. O hospital passava por dificuldades, já que era um município pequeno sem acesso aos recursos que existem hoje. Ela trabalhou no hospital Nossa Senhora de Pompéia, como parteira (realizando 1951 partos entre 1972 e 1994), tesoureira e membro do conselho administrativo, cuidando da esterilização de materiais para cirurgias, controlando a anestesia aos sábados e domingos, realizando os atendimentos do posto de saúde, fazendo plantões noturnos diariamente e, quando necessário, atuando como conselheira espiritual das famílias.
Durante sua jornada no Hospital Nossa Senhora de Pompéia, Irmã Damiana contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento desta entidade. Ela buscava forças para superar as dificuldades, tanto profissionais quanto pessoais, na oração e confiança em Deus. Hoje, Irmã Damiana não mais atua nos trabalhos do hospital.
Irmã Damiana, com 95 anos de idade, está dedicada principalmente à oração. Os mil e poucos partos que ela realizou agora representam mais de 40% da população de Viadutos. É um feito muito significativo que essas pessoas cujo nascimento foi assistido por ela, seja por parto natural ou cesárea, são gratas e reconhecem o trabalho realizado. Além de suas funções como parteira, ela também levava uma palavra de carinho, conforto e espiritualidade a todos no hospital. Ela é maravilhosa. Hoje, ela reza por todo esse povo que tanto amou e ama e reside na Casa Imaculada Conceição, uma casa de oração. Irmã Damiana é devota aos Santos e gosta de participar de retiros e das festas de Natal e Páscoa. Agradece diariamente pelas graças e benefícios recebidos, pois tornou-se uma mulher religiosa para melhor servir a Deus e aos irmãos e santificar sua vida. Como diz Irmã Damiana: "Tudo devo à Graça de Deus".
Comentários
Postar um comentário