São José é um exemplo de homem humilde e fiel a Deus.

São José é um exemplo de homem humilde e fiel a Deus.


São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica e seu nome significa "aquele que acrescenta". Ele é conhecido por ser o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

De acordo com a tradição cristã, São José era um homem justo, temente a Deus e dedicado à sua família. Ele era carpinteiro de profissão e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia.

A história de São José começa quando Maria, ainda virgem, recebe a visita do anjo Gabriel, que anuncia que ela será a mãe do Filho de Deus. José, ao descobrir que sua noiva estava grávida, ficou muito perturbado e decidiu abandoná-la em segredo, para não expô-la à vergonha pública.

No entanto, durante o sono, um anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e disse-lhe: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1, 20-21).

José, então, acolheu Maria como sua esposa e cuidou dela durante toda a sua gravidez. Ele a acompanhou até Belém, onde Jesus nasceu em uma manjedoura. Mais tarde, José teve que fugir com sua família para o Egito, para escapar da perseguição do rei Herodes, que queria matar Jesus.

São José é um exemplo de homem humilde e fiel a Deus, que aceitou o plano divino sem questionar e se dedicou à sua missão de cuidar de Jesus e de Maria. Ele é considerado o padroeiro dos trabalhadores, das famílias e dos carpinteiros, e sua festa é celebrada no dia 19 de março.

Oração a São José

Ó glorioso São José, que fostes escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus Cristo, esposo puríssimo da Virgem Maria e protetor da Sagrada Família, dignai-vos a ser o meu pai e protetor. Vós que sois o modelo dos que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, para a expiação dos meus pecados e para a edificação do Reino de Deus.

Vós que sois o modelo dos pais, tornai-me um pai zeloso dos meus filhos, ensinando-lhes a viver na presença de Deus. Vós que sois o modelo dos esposos, ajudai-me a amar minha esposa como Cristo amou a Igreja, dando a minha vida por ela.

Vós que sois o modelo dos justos, obtende-me a graça de viver sempre na justiça, imitando as vossas virtudes. Ó São José, patrono da Igreja universal, rogai por nós que recorremos a vós.

Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral