Um olhar além de nós!

INSTITUTO SÃO ZYGMUNT FELINSKI
MEMORIAL DO IMIGRANTE POLONÊS
ESPAÇO DE DIÁLOGO COM O TEMPO E COM O POVO

7ª PARTE
Data: 10/ 02/ 2023
AURESOVIA

UM OLHAR ALÉM DE NÓS!


O Município de Áurea – RS, viveu um marco histórico no dia 18/11/2022. Marco de reconhecimento e gratidão aos heróis do passado. No presente é um despertar ardoroso da herança dos imigrantes poloneses. Para o futuro, nós registramos a nossa identidade cultural, o nosso caráter firme e perseverante nos valores humano-cristãos a exemplo do nosso patrono do instituto – São Zygmunt Felinski.


A diretoria do AURESOVIA e o elenco adulto carinhosamente recebeu Exmº. Sr. Zbigniew Ciosek – Vice-diretor do Departamento de cooperação com os poloneses e comunidades polônicas no exterior do Ministério das Relações Exteriores, a comitiva da Polônia e do Consulado Geral da República da Polônia de Curitiba - PR.


Nicolas Mestura, Charleu Nazzari, Kimberly Nazzari, Fernada Mara Hanauer, Manuella Martovicz, Ana Carolina Stempkovski Olczevski, Angela Maria Stempkovski Olczevski, Giulia Omizolo Antosz e Senhor Rafael Lucas Biesek.

A incansável diretoria do Grupo Folclórica Polonês AURESOVIA, prioriza pela lógica do olhar para as raízes da cultura polonesa.


A Srª. Angela Maria Stempkovski Olczevski com o apoio do Exmº. Prefeito Municipal Sr. Antônio Jorge Slussarek S O Exmº. Vice-Prefeito Municipal Sr. Dr. Alberto Roque Omizzolo, promovem ampla divulgação da cultura do município, divulgando os bons costumes e atividades folclóricas. Enriquecem a população e o grupo com a participação em festas civis e religiosas. Colaboram com diversas instituições que têm finalidades educativas.


A direção geral e artística, já há vários anos está sendo muito bem conduzida e executada pelo Sr. Rafael Lucas Biesek. Ele é o instrutor que muito se aproxima na qualidade dos coreógrafos que enriqueceram nosso repertório artístico da Pátria Mãe Polônia: Monica Pacek, Janusz Chojecki, Henri Naniecki, Tereza Henczel e outros poloneses ilustres que já estiveram trabalhando em Áurea – RS e na região, no tempo da coreógrafa Irmã Rosalia Krupinski.


O excelente preparo do grupo folclórico tem encantado em muitos lugares e muitas ocasiões por meio de festivais nacionais e internacionais, nas festas nacionais da Czarnina, nos encontros culturais do estado e do país e nas noites culturais.


O elenco adulto destaca-se nas danças do Trojak, Krakówiak, Rzeszow, Szamotuly.

Cada dança é baseada em uma história da região.

As danças do grupo AURESOVIA são priorizadas com fidelidade as coreografias polonesas. O grupo mantém a cultura que traz nas suas raízes a origem de todos os povos e o fortalecimento das relações entre as diversas etnias.


AURESOVIA leva ao palco as danças de tradições regionais e nacionais da Polônia. A paixão de seus integrantes, é apresentada no palco num verdadeiro SHOW de ritmo, cor, graça, sensibilidade e dinamismo, executando passos e marcações em coreografias de rara beleza e encanto.

A fama do AURESOVIA atravessa fronteiras gerando alegria e esperança. Pelo reconhecimento o grupo foi beneficiado com belíssimos trajes vindos diretamente da Polônia.


É um grupo de referência cultural de um trabalho qualificado e gratificante. Além de tornar conhecida a nossa cidade é um grupo de referência com finalidade na divulgação e na manifestação do folclore polonês proporcionando aos jovens, adolescentes e crianças oportunidade para descobrir, revelar e desenvolver sua habilidade artística que gera o bom caráter.


A maior gratidão e reconhecimento é perceber que as pessoas crescem na sabedoria e humanismo por meio de uma atividade cultural.

Obrigada diretoria e elenco adulto em transmitir os valores da vida em cada apresentação e em cada presença. Em cada passo, percorremos diversos caminhos. Em cada giro, viajamos o mundo. Em cada olhar, transmitimos esperança. Em cada toque, multiplicamos sensibilidades. Em cada queda, transcendemos emoções. Em cada sorriso transmitimos alegria. Em cada dança, sonhamos com os pés no chão.


Obrigada por tudo isso!

Irmã Isa Carolinas Poplawski





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 anos da imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral

150 Anos da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul: Um Legado de Fé, Cultura e Tradição