Auresovia - Elenco Juvenil Rumo ao Centenário – 1930 – 2030

INSTITUTO SÃO ZYGMUNT FELINSKI
MEMORIAL DO IMIGRANTE POLONÊS
ESPAÇO DE DIÁLOGO COM O TEMPO E COM O POVO


6ª PARTE
AURESOVIA
ELENCO JUVENIL RUMO AO CENTENÁRIO – 1930 – 2030

Crianças, adolescentes e jovens, há quase 100 anos cultivam a bela arte do folclore, da dança e do canto para se apresentar em pequenos espaços sempre improvisado. Graças às pessoas de boa vontade, como as diretorias do grupo folclórico, os pais e as mães que zelam pela cultura em passar as tradições no seio da família e sociedade, em que o grupo sobreviveu sem ter espaço físico próprio.


Agradecemos ao elenco juvenil que participou nas solenidades da honrosa visita oficial do Ministério das Relações Exteriores da Polônia no dia 18/11/2022, que realizamos a assinatura do Convênio para a construção do espaço pedagógico e cultural tão desejado ainda pelos imigrantes de 1911.


Os adolescentes, estão ávidos por viver, sonhar, cantar, dançar e desenvolver progressivamente as capacidades de conhecer, agir e amar, por meio da educação incluindo aulas de língua polonesa, oficinas relacionadas à cultura polonesa e outras etnias, como música, teatro, danças, artes manuais, exposições, literatura, memória cultural, artesanato, aulas referentes a datas históricas, cívico – religiosas, integração às culturas locais, promoções de eventos integrando as oficinas com a Biblioteca São Zygmunt Felinski.



Aos poucos agora, por meio do Instituto São Zygmunt Felinski – Memorial do Imigrante Polonês, o sonho iniciado pelos jovens estudantes dos anos 1930, quando iniciou o Colégio Sagrada Família, com o regime de internato e semi-internato, onde havia aula em polonês e português em tempo integral. além das aulas havia programações cívico-religiosa.


Havia também, iniciação às artes envolvendo canto, música, dança do grupo folclórico ORZEŁ BIAŁY.

Havia também um preparo especial para as senhoras e jovens do lar por meio das aulas de bordado, pintura, culinária e artes manuais para o masculino e também feminino.;


O projeto pedagógico do Colégio Sagrada Família, era fundamentado em uma educação integral de formação para a vida. Atualmente este modelo de trabalho pedagógico é proposto e recomendado pela neurociência, onde corpo, mente e espiritualidade caminham juntos.

As aulas tinham salas especiais. Porém, os ensaios eram feitos no grande corredor ou área do Colégio. As apresentações maiores aconteciam no pátio do Colégio. Em homenagem aos visitantes da Polônia ou outras autoridades havia um pequeno salãozinho onde também aconteciam as reuniões, ensaios de canto, música e apresentações de cenas teatrais. A maioria das apresentações ocorriam por ocasião das festas pascais, natal e datas patrióticas.

As danças e os cantos eram acompanhados por um acordeão, violino, pandeiro e flauta.


Os visitantes da Polônia ou outros se hospedavam no Colégio Sagrada Família e eram acolhidos com muita gentileza pala Irmã Superiora Gabriela Kielbasianka e as demais Irmãs.


No diálogo com o elenco juvenil que com alegria participou na recepção das autoridades vindas da Polônia, sentimos o quanto eles buscam aprimorar o aprendizado qualificado, uma cultura autentica, alargando e aprofundando indefinidamente conhecimentos sobre Deus, o mundo, a humanidade e a história.


Eis o elenco juvenil com as bandeiras dos países onde atuam as Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, levando em frente os valores semeados pelo querido São Zygmunt Felinski.

ELENCO JUVENIL PARTICIPANTE DA RECEPÇÃO MINISTRO DA POLÔNIA

Bernardo Augusto Wepik, Vinicius Prestes Ruszczyk, Miguel Kriger Cuiava, Igor Ramos Palcinski, Mathias Wachinski Martovicz, Murilo Fronza Martovicz, Michel May, Pedro Valentim Baldissera Bartniski, Agatha Lorrana Da Silva Zavorski, Rafaela Mikolaiczik Ziger, Eduarda Waczuk Petzhold, Vitória Prestes Ruszczyk, Brenda Prestes Ruszczyk, Valesca Wachinski Martovicz, Maria Eduarda Pavoni Liebig, Evilyn Ramos Palcinski, Gabrielly Rodrigues, Isabely Kessler De Oliveira, Isadora Maria Sciesleski.


O elenco juvenil dançou e apresentou a coreografia na entronização das Bandeiras dos países: Rússia, Afeganistão, África, Ucrânia, Brasil, Polônia, Roma, Vaticano, Rio Grande do Sul e Áurea/RS.

A coreografia das Bandeiras expressou a pequena partilha, a satisfação e a alegria da união da congregação na doação do terreno para a construção do Instituto São Felinski – Memorial do Imigrante Polonês.


A Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria que atuam em todos esses países, voltou o seu olhar generoso para os descendentes dos imigrantes poloneses no pequeno município de Áurea – RS que doou a terra para fins mais nobres, perene e para a glória de Deus.


Deus é o grande autor de tudo! E, se, a obra for de Deus o Instituto surgirá, crescerá e permanecerá vivo.

Obrigada, elenco juvenil!

Obrigada liderança do futuro.

Irmã Isa Carolina Poplawski





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 anos da imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral

150 Anos da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul: Um Legado de Fé, Cultura e Tradição