Crianças, profetas do Futuro!
Para o Município de Áurea - RS o dia 18/11/2022 foi um marco histórico, assinatura do convênio entre o Ministério da Polônia e o Brasil que despertou um novo entusiasmo na promoção patriótica, espiritual e cultural.
No diálogo com as crianças, durante os preparativos das coreografias e cantos, tentamos traduzir e historiar a canção:
|
1. Jak długo w sercach naszych Refrão (2x) Stać będzie kraj nasz cały 2. Jak długo na Wawelu
3. Jak długo Wisła wody
|
1. Quanto tempo em nossos corações Mesmo uma gota de sangue polonês Quanto tempo em nossos corações O amor maternal está presente Refrão (2x) |
A canção tem um significado muito profundo e educativo. Para o povo emigrado, era o hino que fortalecia as finalidades essenciais da Educação e Cultura.
Repassamos a letra da canção para as crianças.
Enquanto explicávamos o significado de cada palavra em polonês e português uma das crianças dirigiu uma pergunta profética.
“Como pode a Polônia não estar em nossos corações se nós a amamos tanto?” Outra criança reforçou a pergunta. “Lá, estão as nossas raízes”.
Seguiram-se minutos de silêncio e reflexão. Revelando uma profecia para o Instituto em construção. O diálogo abriu novas atitudes para novos tempos.
As crianças com suas pequenas intuições possibilitam novas ideias, novas atitudes para novos tempos com criatividade e profetismo.
As gerações se sucedem, a evolução universal não para, a globalização adentra em todos os ambientes, mas, o berço, os braços paternos e maternos dos avós e bisavós vão gerando a vida e percorrendo segundo a força genética do espírito polonês que move nos lares um rosto que identifica o caráter de origem. Caráter de fé, fidelidade e patriotismo autentico sempre acompanhado e dirigido por Deus e pela Mãe de Częstochowa.
Pelas celebrações do Ato Cívico do dia 18/11/22, por meio do diálogo com as crianças surgiram propostas proféticas para o Memorial do Imigrante Polonês. São propostos valores essenciais que atingiram longos tempos, muitos lugares, irão desenvolver os valores cristãos e patrióticos, farão integração entre diferentes culturas promovendo eventos.
A grandeza do coração das crianças nos indica que precisamos voltar a memória para o passado e lançar novos horizontes para o futuro. Uma coisa liga-se diretamente com a outra. Portanto, a memória é iluminadora, briosa, fiel e também compreensiva, permite tirar conclusões. É uma grande força para o presente. Ela nos proporciona o sentido do enraizamento da identidade e dignidade bem como fortalece o conhecimento baseado nas experiências do que queremos e do não queremos. A memória serve a um bem profético e planejado futuro.
Agradecemos às famílias cujos rostos se encontram nestas fotos. Estes são os personagens, os autores e construtores da História de Áurea.
Papai, mamãe! Vocês são os colaboradores de um mundo melhor. Olhem bem na pureza dos ideais de seus filhos.
Nome das crianças.
LAIS; SOFIA; FRANCHESCA OMIZZOLO; DAIANE; PIETRA; CUIAVA; PAOLA MOSTEFAGA; VITORIA SYDLOWSKI; MARIANNA POPOASKI OLEKSINKI;











Comentários
Postar um comentário