É preciso valorizar o fato!

É preciso valorizar o fato!

Na semana da Divina Misericórdia no dia 22 de abril de 2022, sob a proteção de Deus e São Zygmunt Felinski, recebemos a visita da comitiva do governo Polonês e consulado geral da Polônia de Curitiba/PR, Cônsul Geral da Polônia do Consulado em Curitiba, Marta Olkowska, o vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Zbigniew Ciosek, a Gerente do Departamento do Ministério das Relações Exteriores, Regina Jurkowska, o Chefe de Secção Investimentos e Infraestrutura, Piotr Nowotniak, e o Secretário Geral do Consulado em Curitiba, Paulo Kochanny.




Entre o principal tema abortado foi a construção do Instituto Memorial São Felinski no Munícipio de Áurea/RS. Pelo projeto buscamos o investimento pelo ministério Polonês juntamente com a cooperação da Prefeitura Municipal de Áurea/RS e Organizações Polonicas.

A vinda da comitiva foi feita através do convite da BRASPOL de Áurea/RS e a comissão da construção do projeto do Instituto. Contamos com a presença do Senhor Antônio Jorge Slussarek, o presidente do legislativo, secretários municipais, vereadores, integrantes da BRASPOL e da comissão organizadora do projeto, arquitetos, engenheiros, Irmãs da Sagrada Família, pela qual realizam a doação do terreno para a construção do Instituto, grupo folclórico AUREESOVIA e bom número de pessoas da comunidade.


A recepção aconteceu no pórtico, no decorrer, serviu-se um almoço estilo polonês na pousada, visita ao museu Municipal, reunião no gabinete para apresentação do projeto aos mesmos, visita ao terreno onde será construído o Instituto Memorial São Zygmunt Felinski e logo após encerrando com a visita na Igreja Nossa Senhora do Monte Claro – Czestochowa.






Estamos no aguardo da resposta dos integrantes do Ministério das Relações Exteriores da Polônia para a vinda dos recursos financeiros para darmos início as obras do Instituto que trará uma imensa alegria a toda comunidade e região, principalmente a etnia polonesa, em um lugar tão distante da Polônia, e que, após muitos anos continua desenvolvendo esse trabalho em prol da cultura e da memória dos nossos heróis poloneses.

A cultura sempre foi e será o maior tesouro da humanidade!




Vimos na comitiva do governo Polonês, à abertura de apoiar e incentivar o projeto da construção, para que, se torne um verdadeiro centro cultural e dinamizador da união entre as nações Brasil e a pátria mãe Polônia.

Em nome de toda etnia, o Senhor prefeito Antonio Jorge Slussarek enfatizou o grande momento vivenciado em Áurea, Capital Polonesa dos Brasileiros, com a nobre presença de representantes do governo Polonês e do consulado no Brasil, agradecendo pela visita, sendo estes momentos importantes para o futuro do nosso município e região.

I.I.C.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 anos da imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral

150 Anos da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul: Um Legado de Fé, Cultura e Tradição