Jubileu - 200 anos do nascimento de São Zygmunt Szczęsny Feliński sua história e trajetória em Poema.

Jubileu - 200 anos do nascimento de São Zygmunt Szczęsny Feliński sua história e trajetória em Poema.


UMA VIDA DE AMOR A DEUS E AO SEU POVO

Num lindo dia ao amanhecer nasceu ZYGMUNT FELINSKI, todo povoado queria conhecer, o sétimo filho de Geraldo e Eva Felinski. 

Crescia em idade e maturidade, correndo pelos bosques com admiração, tudo observava com curiosidade, colocando vivências na imaginação. 

Gozava sempre de boa reputação, era querido na escola e no lar, desde cedo revelou toda grandeza de seu nobre e dedicado coração. 

Sua mãe ensinava-lhe as orações, a amar a Deus, a Pátria e aos irmãos; a avó o entretinha com histórias e devoções que após tantos anos se recorda com emoção. 

Na adolescência, aos 13 anos, com o coração cheio de generosidade, vendo na juventude tanta displicência, aos pés da Virgem lhe promete castidade. 

Mais tarde seu pai faleceu. Sua mãe foi levada ao exilio. Seu tutor o encaminha à Moscou, onde seus estudos realiza com brilho. 

Júlio, o poeta, foi seu grande amigo, mas a morte invencivel os separou, e quando chorava no sepulcro, sua vocação encontrou. 

Um dia com alegria no coração, foi ordenado sacerdote, e a todos deixava a admiração, pelas suas virtudes e dotes. 

Vendo tantos órfãos e anciões abandonados, para servi-los fundou uma congregação. Por amor à Pátria sofre resignado, deixando exemplos de amor e doação. 

Pela sua fidelidade a Jesus Cristo foi deportado por 20 anos no exilio, lá viveu solidão e sofrimento, oração e doação foram seu auxílio. 

Pessoa de personalidade maravilhosa. Viveu a humildade e a simplicidade com encanto, e quando morreu, no povoado todos diziam: "Aqui viveu um santo"! 



Irmã Faustina Biernaski - S.F.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral