Sto pięćdziesiąta rocznica emigracji polskiej do parany

 
STO PIĘĆDZIESIĄTA ROCZNICA EMIGRACJI POLSKIEJ DO PARANY

SESQUICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO POLONESA NO PARANÁ



          Áurea Capital Polonesa dos Brasileiros participou da festa com a comunidade polonesa em Curitiba-Pr, no dia 30 de setembro de dois mil e vinte e um.


          O Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba-Pr., por intermédio do Prefeito Municipal de Áurea Senhor Antônio Jorge Slussarek e o Presidente da BRASPOL Senhor Arlindo Wasczuk, convidou os representantes da Comissão Organizadora do Projeto do Instituto Memorial Polonês para as comemorações dos 150 anos da chegada dos imigrantes poloneses no Paraná.

          No dia 30 de setembro às 15 horas, no Memorial de Curitiba participamos do lançamento de um selo dos correios que faz referência ao marco histórico do dia 30 de setembro de 1871, a chegada dos poloneses à Curitiba – Pr.



          As festividades foram organizadas pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e pelo Núcleo da BRASPOL de Pilarzinho, contando com a presença do Embaixador da Polônia o Senhor Jakub Tadeusz Skiba, da Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba a Senhora Marta Olkowska e os representantes do Ministério da Relações Exteriores da República da Polônia, com os quais a Comissão do Município de Áurea – RS, teve uma reunião especial para apresentar os objetivos e metas do Projeto da instituição e construção do Instituto Memorial Polonês Sagrada Família em Áurea – RS.



          O Município de Áurea foi representado pelo Senhor Prefeito Antônio Jorge Slussarek, o Senhor Arlindo Wasczuk presidente da BRASPOL, a Irmã Isa Carolina Poplawski, Gisele Tomkiel – arquiteta e urbanista – e Caroline Slussarek pela arquitetura e engenharia.

          Tivemos contato também com os Padres da Sociedade de Cristo que trabalharam e muito ajudaram aos aureenses:  Padre Anderson Spegiorin; Padre Zdzislaw Malczewski – Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil; Padre Kazimierz Dlugosz – Provincial da Sociedade de Cristo e o Bispo de Blumenau, Santa Catarina, Dom Rafael Biernaski.

          A solenidade teve o descerramento de uma placa em homenagem aos pioneiros, seguida de missa, no local da Igreja Matriz de São Marcos, no Pilarzinho, Bairro onde tudo começou, com a chegada dos pioneiros imigrantes poloneses que contribuíram, em todos esses anos, por si e seus descendentes, ao crescimento social, cultural e econômico do grande território paranaense.

          Na solenidade foi representada a grande saga migratória de nossos antepassados, de seus temores, sofrimentos, desilusões e de suas alegrias e conquistas.
          O desenho do selo homenageia os pioneiros imigrantes que enfrentaram e venceram grandes dificuldades numa terra desconhecida e que deixaram a seus descendentes, ensinamentos de fé e esperança, os quais, movidos pela mesma coragem, contribuíram e contribuem para a melhoria de todos os setores da vida brasileira.

          Estes descendentes, cidadãos brasileiros, mantêm vivas as memórias da Pátria distante que seus antepassados evocavam, mantendo com vigor e alegria as tradições culturais e religiosas, vividamente comemoradas em suas cidades, paróquias e comunidades, motivo de admiração de toda a nossa sociedade.

A missa solene em comemoração aos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná, foi presidida pelo Bispo de Blumenau, Santa Catarina, Dom Rafael Biernaski.

Aos amigos paranaenses, neste Sesquicentenário da imigração polonesa, nossos mais entusiasmados cumprimentos e parabéns pela organização das festividades.
                                                                                         
I.I.C. P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 anos da imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral

150 Anos da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul: Um Legado de Fé, Cultura e Tradição