Apostolado da Oração - Parte I

 ITINERÁRIO HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO EM ÁUREA – RS.

1ª PARTE

          O mês do Sagrado Coração de Jesus sempre nos traz preciosas recordações de testemunhos, de sentimentos de amor, de reconhecimento e dedicação, em resposta ao Deus Amor, ao Deus que tem Coração!



Associados do Apostolado da Oração. Dia 11/06/2021. A gente é mais gente, quando Cristo e Maria entram na vida da gente. E, acima de tudo, colocando o Sagrado Coração de Jesus e Maria Santíssima em nossos lares, em nossa vida, no dia a dia.

          Somos peregrinos, no tempo, a caminho da eternidade. Este é o objetivo de apresentar o itinerário da Associação do Sagrado Coração de Jesus.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus. Nós vos bendizemos e louvamos pela abundância imensa de graças, virtudes e dons, que o Coração Sacrossanto tem nos concedido.

O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudantes dos padres jesuítas na França, no dia da festa de São Francisco Xavier, em 1844. Um grupo de jovens estudantes animados de zelo das almas pelas orações e vida missionária deu origem ao Apostolado da Oração. A Organização foi aprovada pela Igreja e o Papa Pio IX concedeu indulgências e a aprovação da Associação. No Brasil o Apostolado da Oração iniciou a sua organização em 30/06/1867, em Recife – PE.

          De lá para cá, a Associação foi intensificando a Vida Eucarística e a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O Apostolado da Oração revitalizou e revitaliza por toda parte a prática da religião, tanto individualmente, como nas famílias por meio da Consagração das Famílias, através da Consagração da população em cada localidade.


A Consagração do nosso país foi realizada oficialmente por ocasião do 36º Congresso Eucarístico Internacional, celebrado em 1955, no Rio de Janeiro.


Em 1915, no território do Rio Marcelino-RS- atual município de Áurea – RS, o dedicado Padre Jacyntho Miesopust, impressionado com o sofrimento do povo entre as matas fechadas, atravessando picadas, enfrentando riachos, distâncias e escuridão, assumiu uma pastoral humanitária ajudando as famílias, levando a cada lar a imagem do Sagrado Coração de Jesus e Maria. Realizou o trabalho com a ajuda da sua congregação da Província Vicentina de Kakówia – Polônia.


O objetivo do Padre Jacyntho Miesopust era ajudar e confortar as famílias no sentido espiritual e material. Enxilhava o cavalo e percorria entre picadas das as colônias onde havia uma família. Auxiliava na agricultura levando sementes e implementos agrícolas. Preocupou-se com o ensino e catequese, organizando pequenas escolinhas familiares. Cada lar recebia como texto base a História Sagrada.



O Símbolo – Fita do Apostolado da Oração representa todas as obras, orações e iniciativas apostólicas como por exemplo os sacrifícios espirituais piedosamente oferecidos ao Pai juntamente com a Celebração Eucarística.

          A nível de paróquia o pároco Padre Jacyntho Miesopust instituiu o Apostolado da Oração em 1915, no dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus.



A história do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro não teve nenhuma interrupção nestes 106 anos. Foram numerosas as ações simples e humildes mas também fatos heroicos e fervorosos.

          É impossível separar a história da Paróquia e do Apostolado da Oração. Em todos os momentos o Apostolado da Oração caminhou junto para a construção do Reino de Deus.

O pároco Jan Szmith que trabalhou em Áurea desde 1920 à 1936 tinha por meta atingir todos os adolescentes e jovens a participarem da Associação do Sagrado Coração de Jesus. Na catequese unia à grande promessa do Sagrado Coração de Jesus com a graça da Misericórdia e Eucaristia. Por meio da lembranças recordava a promessa de Jesus: “Eu prometo na excessiva misericórdia do meu coração, que o meu amor todo poderoso concederá a todos aqueles que comungarem em nove primeiras sextas feiras do mês, a graça da penitência final, que não morrerão na desgraça, nem sem receberem seus sacramentos e que o seu divino coração será o seu asilo seguro no último momento”.







O Padre Jan Szmith, contava para os adolescentes e jovens o diálogo que Jesus tinha com a Santa Margarida Maria Alacoque. Portanto, desde as nossas raízes somos um povo consagrado ao Coração de Jesus desde os tempos meais remotos. Jesus nos amou desde sempre e nos convida amarmo-nos uns aos outros a exemplo do seu
coração manso e humilde.

          Aguarde a 2ª parte – Sobre o diálogo de Jesus com a Santa Margarida Maria Alacoque e a vivência do Apostolado da Oração na paróquia de Áurea/RS.

I.IC.P

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral