Perfis Polônicos em Áurea/RS - Capital Polonesa dos Brasileiros




Duas famílias BEDNARSKI e JONCZYK souberam acelerar o progresso cultural e artístico de Áurea -RS. Deixaram marcas na história no momento em que se dispuseram a semear o bem em favor da sociedade de Áurea.


O senhor THOMAZ BEDNARSKI filho de Francisco e YADWIGA BEDNARSKI, ambos imigrantes poloneses. Thomaz nasceu em 16/08/1921 no distrito de Gaurama município de Erechim-José Bonifácio.

Deixou para as novas gerações marcas interrogatórias participando do filme. Quando em 2011 na passagem dos cinematografistas franceses com muita hospitalidade e solidariedade acolhe-os em sua casa deixando disponível a sua propriedade para que fizessem a reportagem sobre a cultura da imigração polonesa para a TV francesa- mundo – Canal 5.


Thomaz em companhia dos filhos disponibilizou o seu tempo, a sua residência, os seus bens, as suas experiências para um documentário realizado por um tempo razoavelmente longo para um trabalhador de pequena propriedade rural; sendo ele um dos principais personagens de um espírito de solidariedade e honra de ser descendente de imigrantes poloneses.


Após um mês de trabalho resultou o filme: Mazurka ao Sol, que é um dos principais documentários que retrata a imigração polonesa em terras aureenses. Para os estudiosos em história é um excelente subsídio de motivação e pesquisa. O filme coloca dados como era o início, a chegada dos imigrantes, as construções dos barracos, o início e o progresso nas lavouras, celebrações cívico-religiosas, o uso dos implementos na agricultura, na culinária e na medicina, o relacionamento com o meio ambiente e adaptação no meio do mato.


Maria casada com Eduardo Júlio Verus em 24/09/1979, filha de Thomaz Bednarski.


Marcos Verus filho de Maria e Júlio, neto do Senhor Thomaz um dos principais personagens do filme Mazurka ao Sol. Jovem com extraordinários valores humanos e cristãos. Modelo de filho que respeita seus pais e familiares.


Eduardo Júlio Verus nascido em 24/09/1951 em Áurea -RS e falecido em 20/06/2018 em Áurea -RS.

Incansável participante nos eventos cívicos, culturais e religiosos. A sua vida poderá ser resumida em quatro grandes pilares:

1º - Valor à vida;

2º - Valor à alegria;

3º -Valor à sabedoria;

4º -Valor à fé em Deus e nossa Mãe Maria Santíssima.

Gratuitamente servia a comunidade, participando e partilhando a paz, o contentamento, a harmonia e união.

Promovia encontros felizes de aniversários, celebrações religiosas, festas de Santos populares principalmente a tradicional festa de São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo.

Acolhia os visitantes com gosto especial de amor pela vida e otimismo, contando BAIKI (anedotas) que faziam as pessoas sentirem-se à vontade e felizes.

Participou do filme Mazurka ao Sol.


Por mais de 20 anos participou do programa GODINA POLSKA na Rádio Gaurama. E assim que surgiu a Rádio Polska FM de Áurea RS, sempre que possível fazia-se presente com a sua gaitinha, com muito sorriso e bom humor.

No jubileu dos 75 anos da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, Júlio e Maria fizeram parte das encenações das tradições culturais polonesas, encenado o ritual do casamento polonês.

Também nesta atividade dedicou todo o seu tempo para os preparativos, emprestando a sua carroça, cavalos, e outros implementos necessários para a encenação.

Era chamado de Julinho por ter o caráter alegre, muita sabedoria e amor às suas raízes. Tudo isso alicerçado na FÉ em Deus e ao grande amor à Nossa Senhora. Sempre estava presente nas missas, novenas, nos grupos de família, atuando como zelador das capelinhas, membro do Apostolado da Oração, gaiteiro, cantor, líder alegre e animador.

Quando rezava ou pedia que alguém rezasse, normalmente fazia questão que se repetisse, na certeza de que Deus o ouviria e a sua oração se tornaria palavra divina na história humana e sustento para os nossos passos para realizar o momento que temos, lembrando qeu o tempo não espera por ninguém. Ontem era história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma graça. Por isso, o hoje, o agora, para nós é um presente de Deus.

Viva esse presente assistindo: MAZURKA AO SOL


I.I.C.P.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral