Origem e Atualidade dos Jubileus


    Podemos trazer para a atualidade: Livro do Êxodo (3, 10 -11), no Levítico (25,1-28), no Deuteronômio (15,1-6), é celebrado o jubilo dos 50 anos e do ano sabático.

    “Santificareis o quinquagésimo ano, proclamando na vossa terra a liberdade de todos os que habitam. Este ano será para vós jubileu: cada um de vós voltará à sua propriedade e à sua família”. (Lv. 25,10).

    Corneta - O tempo de jubileu, é um tempo de paz e reconciliação, um tempo de festa e perdão. Um tempo de bênçãos e graças divinas.


    São Lucas – O evangelista São Lucas narra em uma passagem que Jesus vai a uma Sinagoga no dia de sábado e proclama um trecho do livro do Profeta Isaias: “O Espírito do Senhor está sobre mim, por isso Ele me ungiu e me mandou anunciar aos pobres uma mensagem, para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para colocar em liberdade os oprimidos e proclamar um Ano da Graça do Senhor”. (Lc.4,18-20)

    Cartão de celebrações da Diocese de Erechim – 2021 – Jubileu de Ouro de nossa Diocese de Erechim é uma data especial para nossa história em que vivemos uma grande sintonia com os 50 Anos de serviço da fé e da vida com um olhar esperançoso para o futuro.

Irmã Leonilda com São João Paulo II.

    Assim, também queremos lembrar os Vinte e Cinco Anos da Vida Consagrada, dia reconhecido pelo saudoso São João Paulo II com uma estreita ligação: “Consagrados, chamados a ser no mundo, a exemplo de Cristo, Luz para iluminar as nações” (Lc. 2,32)

    Também há um intima relação com Maria santíssima na oferta generosa de sua própria vida ao projeto salvador de Deus.

    Catequistas em celebração do Ano Jubilar do Amado Pai São José, padroeiro universal da igreja, esposo da bem-aventurada Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus.

    Sentimo-nos impelidos a implorar a sua intercessão em todas as necessidades para vivermos em seu exemplo a imitar as suas virtudes e o seu desvelo.

Cinquenta Anos de Vida Consagrada a Deus e ao Povo de Deus.



Cartão-frente e verso

    Sonhar é a palavra mágica que nasce nos braços do pai e mãe servindo de inspiração para opção vocacional.


    Foto da família – O itinerário vocacional de Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola é resultado de como viveu a sua família. Passaram a existência vivendo o evangelho em tudo em plena doação e serviço.

Celebração dos Vinte e Cinco Anos de Irmã Leonilda

    Há mais um aspecto que atravessa a história da vida consagrada da Irmã Leonilda a fidelidade e a perseverança, (Mt. 1,19) que, no trabalho silencioso de cada dia, persevera na adesão a Deus e aos seus desígnios. Porque a vocação, como a vida, só amadurecem através da fidelidade e perseverança de cada dia.







    Imã Leonilda de familiares e amigos. Desta forma no ano dos grandes jubileus, particularmente nos dias de hoje, nestes tempos marcados por fragilidades e tribulações devidas também à pandemia que têm suscitado incertezas e medos sobre o futuro e o próprio sentido da vida – necessitamos de coragem! Não temer!... Por entre incertezas e hesitações sentir e viver o inabalável desejo de seguir a Cristo e doar a sua vida a Deus e aos irmãos.



I.I.C.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral