Memória da Caminhada Catequética no Jubileu de Ouro da Diocese de Erechim/RS
MEMÓRIA DA CAMINHADA CATEQUÉTICA NO JUBILEU DE OURO DA DIOCESE DE ERECHIM – RS
1971 – 2021
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO – ÁUREA – RS
Pela história construída com muitos desafios e lindas conquistas, manifestamos nossa alegria, reconhecimento e desejo de um revigoramento na catequese atual. “INICIAÇÃO A VIDA CRISTÔ.
LINHA DE TEMPO NA CATEQUESE
Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro Áurea – RS
Coordenadora Paroquial: Irmã Alexandra – Ignez Gressele
Coordenadora Diocesana: Irmã Jurema Fazolo
Pároco: Padre José Kuzminski
Período: 22/02/1953 – 01/03/1981
Bispo: Dom João Aloísio Offmann
Período: 01/08/1971 – 26/01/1994
Papas: Paulo VI – Giovanni Battista Enrico Antônio Maria Montini
Período: 21/06/1963 – 06/08/1978
João Paulo I – Albino Luciani
Período: 26/08/1978 – 28/09/1978 (33 dias)
João Paulo II – Karol Józef Wojtyla
Período: 06/10/1978 – 02/04/2005
METAS: AÇÃO, VIDA E FÉ
A paróquia teve um novo impulso a partir de quatro importantes fatores:
O primeiro acontecimento realizou-se por meio do Papa São João XXIII em abrir as janelas para o mundo por meio do Concílio Vaticano II realizado em Roma durante os anos 1962 a 1965, por iniciativa do Papa São João XXIII que hoje olha para nós lá do céu, na época com a presença dos bispos reanimou todo o mundo. Foi uma marca de graça, de luz na catequese e na igreja. Daí surgiu o novo rumo para a história da catequese e grandes passos têm sido dados.
O Papa: João XXIII – Angelo Guiseppe Roncalli – “O Santo Papa da BONDADE”, modelo para os catequistas. Chefiou a igreja no período 28/10/1958 – 1963.
Isto vem acontecendo no mundo todo com destaque bem determinado nas dioceses, comunidades e famílias.
A catequese recebeu um novo impulso: Mudanças nas estruturas; atenção à mudança de época; atenção à promoção humana; cuidados de evangelizar a partir do contexto que interpela; exigência na organização das pastorais a partir das prioridades com projetos e enfoques de seguimento de Jesus Cristo. A coordenadora da catequese Irmã Alexandra como diretora da escola realizava as reuniões da catequese em conjunto com as reuniões de pais e mestres e programavam o calendário de eventos, encontros de formação e seções celebrativas com teatros e encenações.
Foi necessário a reorganização e surgimento de novos movimentos e criatividades para estudos, formação e metas para o novo tempo da catequese.
Foi um tempo privilegiado!
Foi tempo de um significado todo especial para a igreja. Marcou principalmente a comunidade catequética da etnia polonesa.
ELEIÇÃO DE KAROL WOJTYLA – São João Paulo II. As mudanças, os questionamentos, as dúvidas transformaram-se em alegria, motivação e entusiasmo. Pela primeira vez na história da igreja um Papa polonês. Os aureenses, aproveitaram todos os momentos do papa em visita ao Brasil. A partir deste fato os ensinamentos do papa tornaram- uma lei necessária para a educação e o crescimento da fé.
Dom João Aloísio Offmann. Primeira visita na Paróquia de Áurea/RS. Recebido pelo Senhor José Grzegozeski, presidente da diretoria da Igreja e seus filhos, em frente a antiga casa canônica.
A partir da criação da diocese de Erechim em 01 de agosto de 1971 cresceu a grande necessidade em despertar na catequese mais lideranças preparadas e maior envolvimento da comunidade e família. Foram organizados: cursos de formação para lideranças, pais, padrinhos, catequistas, jovens e crianças.
Nesta época a catequese era coordenada pelo próprio pároco com assessoria de uma irmã da Sagrada Família ou um catequista leigo.
Na Matriz a maioria das(os) catequistas eram irmãs da Sagrada Família e professores do ensino religioso. Nas capelas e comunidades os(as) catequistas eram assessorados pelo pároco e uma das irmãs. Havia excelente integração com as direções e professores das escolas municipais e estaduais. Sempre que a paróquia ou o setor de catequese planejava algo em comum eram muito bem aceito tanto pelas direções como pela família.
Os objetivos propostos tinham força maior porque havia sempre um trabalho conjunto para evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo na força do Espírito Santo e da padroeira Mãe de Częstochowa.
Igreja e Pe. José Kuzminski – Outro episódio de grande entusiasmo que deixou marcas para muitas gerações e realizou as famílias dos pobres imigrantes foi a construção da atual igreja matriz em honra e fidelidade a Deus e a Mãe de Częstochowa.
O grande catequista o Padre José Kuzminski, filho desta terra que foi catequisado pelas Irmãs da Sagrada Família que por intermédio da Irmã Crispina Jubel despertou sua vocação sacerdotal, ordenou-se sacerdote nesta paróquia e marcou nosso povo para sempre pelo seu testemunho e serviço sacerdotal.
O Pe. José Kuzminski, durante o seu pastoreio retomou a iniciativa para a construção da atual igreja matriz, organizando, inclusive uma olaria própria para facilitar o custo e os trabalhos. Fez projetos de envolvimento de toda paróquia em função do plano, bem como para a construção da nova casa canônica e casa das irmãs.
Padre José catequista infatigável! Infatigável no atendimento ao povo, nas celebrações, na evangelização, na catequese e nos movimentos de formação permanente para os pais, catequistas e crianças.
Esta foi a época que despertou o povo para a interação da catequese com a liturgia e o movimento da comunidade de fé onde as mudanças culturais, sociais e econômicas não obscureceram o essencial da catequese que é a perseverança e fidelidade na fé.
COMUNIDADES ATENDIDAS NA CATEQUESE
01 – Matriz
02 – São João Batista
03 – Santa Catarina
04 – Santo Estanislau
05 – Santo André Bobóla
06 – Nossa Senhora de Lurdes
07 – São Pedro
08 – Nossa Senhora Imaculada
09 – São José
10 – São Valentim
11 – São Jorge
12 – São Sebastião
13 – Santo Antônio
14 – Sagrado Coração de Jesus
15 – Rio dos Índios
16 – São Marcos
17– Lajeado Mambira
18– Linha Menegatti
19 – Três Barras
20 – Lajeado Veado
21 – Lajeado Liso
22 – Lajeado Leão
23 – Escola Constante Kuzminski
24 – Treze de Maio
25– Boi Preto
26 – Linha Pollom
27 – Km 30
28 – Linha 06 Campina
PRINCIPAIS SUBSÍDIOS PRÓPRIOS PARA ENCONTROS DE FORMAÇÃO COM OS CATEQUISTAS, PAIS E PADRINHOS – usados e aconselhados que cada comunidade os possua.
Compêndio do Vaticano II, Nova Evangelização Promoção Humana Cultura Cristã- Santo Domingo, A Evangelização no presente e no futuro da América Latina – Puebla, Documento de Aparecida – Texto conclusivo da V conferência Geral do Episcopado Latno-Americano, Educação Evangelizadora: Um desafio na América Latina – CELAM, Catecismo da Igreja Católica, O Desenvolvimento Humano Integral e na Verdade – Bento XVI, Desenvolvimento e Perspectivas Pastorais, Declaração do Concílio Vaticano II sobre a Educação da Juventude, Catequese no nosso tempo especialmente para as crianças e jovens, O culto divino e a disciplina dos Sacramentos, A Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da igreja – Bento XVII, Catequese Renovada- CNBB, Pastoral dos Sacramentos da Iniciação Cristã – CNBB, Diretório Nacional de catequese - CNBB, Itinerário Catequético- Iniciação à vida cristã- um processo de inspiração catecumenal – CNBB, iniciação à vida cristã: Itinerário para formar discípulos missionários- CNBB, Diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja no Brasil- CNBB, Planos diocesanos da ação evangelizadora da diocese de Erechim-RS, Conteúdos e orientações práticas para pais e catequistas, do setor de catequese de Erechim, Com Jesus no Novo milênio – preparando a Eucaristia e Reconciliação, Na força do Espírito santo , viver a missão cristã, Boletim informativo da diocese de Erechim.
LIVROS E SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR NOS ENCONTROS DE CATEQUESE:
Coleção catequese fundamental – Frei Bernardo Cansi, A presença de Deus em nossa história do setor de catequese de Erechim, Catequese para uma nova evangelização -Frei Bernardo Cansi, Caminhando- Arquidiocese de Curitiba, Coleção Caminhar com Jesus – Pe. Raimundo Lipski -MS, Catequese com Humor-Miguel Lucas, Subsídios de estudos e reflexão para grupos de catequistas do regional sul três, Encontros em preparação à Primeira Eucaristia e Crisma de Anacleto Ortigara-MS e outros conforme as fotos.
A catequese paroquial sempre contou com excelente apoio da coordenação diocesana.
Destacamos as coordenações: 1977 a 1980 – Irmã Jurema Fazolo; 1981 a 1983 – Irmã Ilda Conte; 1984 a 1986 – Irmã Gertrudes Ecco; 1986 a 1994 – Irmã Jurema Fazolo; 1995 a 1997 -Irmã Zelinda Onghero; 1998 a 2006 – Irmã Helena Bruxel; 2007 Padre Alvise Follador, Cesar Menegat e Dirceu Dalla Rosa; 2008 a 2013 – Irmã Idelise Selski; 2014 a 2021 – Tânia Madalozzo.
PERÍODO DO CUIDADO DA SEMENTE
Pároco: Jozef Wojnar
Período: 11/03/1981 a 08/12/1989
Coordenadora Paroquial: Irmã Rosália Krupinski
Coordenadora Diocesana: Irmã Gertrudes Ecco
Metas: Acelerar o crescimento da semente lançada pelo Concílio Vaticano II, colocar em prática, trabalhar e produzir frutos.
Todo trabalho teve início com a visita nas famílias na tradição polonesa chamada de Kolendy – isto é, conhecimento e bênção à família. Após este diagnóstico de sondagem ocorria outra visita às comunidades com o objetivo a despertar o interesse nas lideranças pelo trabalho pastoral e em especial na catequese.
Centro de Catequese e Eventos Culturais com prioridade ao encontro de pais e catequizandos, idealizado pelos paroquianos na época do Pe. José Wojnar.
Aos poucos a própria população sentiu a necessidade de um espaço especial para a catequese na matriz e nas comunidades.
Em 1981 a catequese tomava um novo ritmo. Sereno, equilibrado e motivador.
No plano geral da catequese a equipe incluía vinda de palestrantes da diocese ou de outros lugares para trabalhar assuntos específicos de catequese e liturgia.
A coordenadora da catequese diocesana- Irmã Jurema Fazolo- assessorada por padres ou outras lideranças veio diversas vezes trabalhar com as catequistas de toda paróquia.
As catequistas também tiveram a oportunidade de participar dos cursos de 40 horas- aulas que eram realizados na diocese. Os cursos eram ministrados no Seminário de Nossa Senhora de Fátima com assessoria de irmãs, padres, seminaristas de nossa diocese e professores de ensino religioso da 5ª DE. Com saudades relembramos da professora Dulce Caldart Reatto.
Frei Bernardo Cansi assessor da Catequese-CNBB- a partir do documento Nº 83 – Catequese Renovada de 1983 e a realização do Primeiro Congresso Brasileiro de Catequese em 1986 com o tema: “Fé e Vida na comunidade, renovação da igreja” passou a assessorar cursos, congressos e encontros também na diocese de Erechim. Onde os catequistas e alguma lideranças de nossa paróquia eram encaminhadas com todo carinho.
Cabe ressaltar como característica deste período o “método” integral no trabalho da catequese no qual se propunha formar o cristão “íntegro”, firme na fé, forte no amor e pleno na perseverança e esperança.
Centro Pastoral com ampliação para o Centro de Eventos da comunidade.
Celebrante: Bispo Diocesano Dom João Hoffman, superior provincial da Congregação da Sociedade de Cristo – Pe. José Wojnar e pároco Pe. Paulo Molewski.
O pároco padre José Wojnar com as lideranças e a coordenação da catequese pensou em uma inserção maior no conjunto de toda pastoral orgânica para facilitar esse objetivo motivou a comunidade para construir o Centro Pastoral com especial atenção para ter o espaço próprio para os encontros de catequese e formação humana e pastoral. Pelo pároco e a comissão este local não era disponível para bailes e eventos impróprios para o local.
A espiritualidade do pároco e a serenidade para com todos conduzia os líderes a elaborar os projetos de catequese que visassem o reconhecimento das pessoas como sujeitos de sua própria história nas dimensões individuais, comunitárias, religiosas e sociais. Para possibilitar tais metas a coordenação juntamente com o pároco e a comunidade deram um novo impulso no resgate das raízes histórica culturais do povo revitalizando as canções cívico-religiosas, bênçãos, teatros e encenações.
A participação da catequese era muito forte em todos os eventos principalmente no ciclo do natal: advento, natal, epifania, batismo do Senhor; ciclo da páscoa: quaresma, tríduo pascal, tempo pascal, ascensão do Senhor e pentecostes; tempo comum: a missa dominical com participação dos coroinhas, a missa polonesa das 15 horas no sábado com a participação dos idosos e doentes, corpus christi com os alegres “Quatro altares” e maravilhosos tapetes.
Na linha de tempo o setor de catequese renovada continuou trabalhando sistematicamente e se adaptando às novas exigências conforme cada plano de transferências dos párocos ou administradores paroquiais.
CONGREGAÇÃO PARA A SOCIEDADE DE CRISTO PARA IMIGRANTES POLONESES
Padre Józef Wojnar – 10/03/1981 a 08/12/1989
Padre Pawel (Paulo Molewski) – 10/12/1989 a 29/11/1992
Padre Zbigniew Perdjon – 29/11/1992 a 02/02/1994
Padre Czeslaw Piela – 02/02/1994 a 19/04/1999
Padre Anderson Spegiorin – 01/051999 a 23/02/2008
Padre Roberto Jacenty Domina – 23/02/2008 a 05/10/2010
Administrador paroquial – Padre Zbigniew Józef Minta –
Padre João Flig – 05/02/2011 a 23/05/2012
Claudino Talaska – 23/05/2012 a 22/02/2020
Jeam Demboski – 22/02/2020 atualmente.
Pe. Jeam Demboski
Gentileza: Foto Angelica Maria Pierok – Detalhes Fotografia
Gentileza: Foto Angelica Maria Pierok – Detalhes Fotografia
A contar de 1930, a coordenação da Catequese paroquial de Áurea – Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro é desenvolvida pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Atualmente por Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola. A Matriz hoje conta com as seguintes catequistas:
- Regina Modtkowski
- Roseli Precheski
- Irmã Isa Carolina Poplawski
- Cristina Dalagnol
- Dirce Kovalski
- Eulália Badaloti
- Luani Krasucki
- Margarete Mostifaga
- Maria de Lurdes Zanotto Omizzolo
CELEBRAÇÕES
AÇÃO E VIDA NA CATEQUESE no período de 1971 - 2021
Primeira Eucaristia na Matriz em frente ao Colégio Sagrada Família. Pároco Padre Jose Kuzminski.
A primeira eucaristia sempre era realizada no dia 08 de dezembro em homenagem à Imaculada Conceição 08/12/1962. Pároco Pe. José Kuzminski, catequista José Mario Slussrek e irmãs da Sagrada Família.
Crianças da pré-eucaristia. Pároco Padre Jose Kuzminski. Catequista – José Mario Slussarek.
Crianças participando na procissão de Corpus Christi. Tema: Catequese Renovada é um processo de educação permanente que vai do berço até a morte. A experiência adquirida nos grupos é repassada para as crianças, jovens e famílias.
.
Missa campal com primeira eucaristia. Catequistas: Irmã Alexandra Gressele, Irmã Inês Laura Bet e Irmã Mônica Gogola.
Para o dia de Corpo de Deus as crianças vibravam em participar na confecção de tapetes e altares com auxílio da comunidade.
Procissão com Jesus Eucarístico e participação da catequese. Pároco Pe. Paulo Molewski.
Crianças da pré-eucaristia homenageiam Jesus Eucarístico com flores, cantos e orações.
Consagração à Nossa Senhora no dia do recebimento do escapulário. Uma semana depois da primeira eucaristia, a criança recebia o escapulário, consagrava-se a Nossa Senhora e fazia a inscrição para ser cruzada eucarística, recebendo uma fita especial.
Canto de ação de graças por ter recebido Jesus na primeira eucaristia e o santo escapulário. Era dia de festa em homenagem à Imaculada Conceição.
Padre José Wojnar e as crianças da catequese.
Catequizandos e catequistas confeccionaram um altar monumental em louvor a Deus da criação.
Um grupo de crismandos no dia se sua crisma representam a pastoral orgânica da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro de Áurea – RS. Catequista: Irmã Isa Carolina Poplavski.
Pároco Pe. Ceslau Piela com as crianças da primeira eucaristia.
Encenação término do milênio. Homenagem a Jesus Menino Reino do Universo.
Encenação do Nascimento de Jesus no Ano 2000.
Encenação Natal Esperança – Ano 2000. Tempo de alegria e fé.
Cem crianças da catequese representaram os 100 anos da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro em Áurea -RS em ação de graças pela fidelidade na fé do povo para com Deus e a igreja. “No rastro do emigrantes poloneses.”
Painel pintado representando a história da imigração polonesa e o primeiro natal em Áurea – RS – 1911. Idealização da arte do painel pela catequista Irmã Isa Carolina Poplavski. Pintura em tela: TOK FINAL – Erexim/RS.
Pároco Pe. Anderson Spegiorin 01/05/1999 à 23/02/2008 o inesquecível catequista.
O pároco Padre Anderson Spegiorin que se destacou no trabalho da catequese com visitas às famílias em toda a paróquia. Visitando e apoiando com frequência os grupos de catequese e catequistas. Teve uma dedicação especial pelo setor.
Grupo de catequistas na comunidade de São João Batista – Hortência. Destaque especial Justina Pluchinski, ministra e coordenadora da comunidade.
Crianças da primeira eucaristia com suas catequistas e o pároco Padre Ceslau Piela. O que diz a frase no painel? “TOMAI TODOS, COMEI E BEBEI ISTO É O MEU CORPO”. A catequista Justina Pluchinski, sempre teve um carinho especial por Jesus Eucarístico. Foi instituída uma das primeiras ministras da Eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora de Monte Claro de Áurea/RS.
Dia de ação de graças. Na cultura polonesa “DOZYNKI”. O costume é: fazer grinaldas, arranjos, cestos decorativos para agradecer e homenagear o Deus da criação.
Igreja decorada no mês missionário. O piedoso padre Ceslau Piela introduziu a oração diária do terço na igreja com motivação especial à catequese. Nas comunidades organizadas introduziu-se também a devoção a Jesus Misericordioso na festa da Divina Misericórdia. Cada comunidade entronizou na capela ou escola o quadro da Divina Misericórdia e as devoções do terço da Misericórdia.
No último domingo de outubro acontecia a coroação de Nossa Senhora e o padre Ceslau Piela fazia solenemente o envio missionário para os jovens crismandos e lideranças.
Espaço sagrado próprio para os catequizandos.
Dia de ação de graças.
Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: “A MÃE DO PESCADOR”.
Primeira eucaristia com o pároco Padre Anderson Spigiorin, coordenadora da catequese, Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola, catequista Eulália Badalotti e ministro Albino Zizer.
Solenidade do domingo de ramos e abertura da semana santa.
Altar especial para a adoração de Jesus na eucaristia. Sempre na quinta – feira santa a catequese e catequistas ajudavam a prepara as celebrações e ornamentação dos altares conforme a celebração litúrgica. A adoração ao Santíssimo iniciava na quinta - feira santa e a sua conclusão terminava às 06 horas da manhã com a procissão e missa da ressurreição.
Espaço sagrado para adoração do Santíssimo Sacramento. Lema: “Eucaristia banquete de comunhão com Cristo e com os irmãos.
Altar eucarístico especialmente preparado para o novo milênio – 2000. “VINDE ADOREMOS – CRISTO ONTEM, HOJE E SEMPRE”.
Adorações a Cristo eucarístico na entrada do novo milênio.
Crismandos, bispo D. Girônimo Zanandréa, Padre Andersaon Spegiorin e catequistas nos 90 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Monte Claro em Áurea.
Encerramento do ano catequético. Coordenadora da catequese paroquial Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola e a catequista Iolanda Sydloski coordenadora da catequese de Santo André Bobola – Centenário – RS. A catequista Iolanda Sydloski faleceu em acidente trágico indo a serviço da catequese e comunidade, de Centenário/RS à Carlos Gomes/RS em busca de flores para ornamentação de altares no dia da ordenação presbiteral de Sidemar Marcos Rech e Cleberton Luiz Pietrowski no dia 02/01/2009. Iolanda foi incansável catequista, ministra da eucaristia, mãe e bem feitora da comunidade de Centenário/RS.
Encerramento do mês missionário e Ano Catequético com a presença de toda catequese. Presidente da celebração: Pároco Padre Claudina Talaska.
Primeira turma de catequizandos a serviço da iniciação à vida cristã da Paróquia Nossa Nossa Senhora do Monte Claro. Pároco Padre Claudino Talaska, coordenadora Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola e catequista Irmã Isa Carolina Poplawski.
Infância Missionária – Coordenadora Irmã Leonilda Gnoatto Cavazzola.
Fonte de pesquisa:
- Crônicas da Casa Sagrada Família- Irmãs Franciscanas da Sagrada Família
- Material da Biblioteca São Zygmut Felinski
- Álbuns de fotos da Casa Sagrada Família
- Livros de Atas da Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro.
I.I.C.P.S.
Comentários
Postar um comentário