Retratos do Passado, memórias do Presente
Pensamos e apresentamos o passado para harmonizar o presente e reforçar a esperança para o futuro.
Lembrança é a memória no presente que recorda a razão de estarmos neste mundo, se a nossa vida realmente está comprometida com a mensagem de Jesus.
O passado desperta em nós o verdadeiro sentido da Páscoa:
Ressuscitar
Ressurgir
Redescobrir
Reviver
Hosanas! Bendito o que vem em nome do Senhor!
O povo, os ramos, contemplam Jesus pobre e humilde que entra em Jerusalém montado em um jumentinho. Na época o jumentinho era um animal de pouca importância, usado apenas para transportar cargas pesadas. No entanto, Jesus deu a máxima atenção e valor a ele.
A vida só pode ser vivida pelo amor e o amor pela vida. A vitória será sempre da vida. Domingo de Ramos 2000.
A Semana Santa lembra Jesus de Nazaré demonstrando os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida. Páscoa é investir na fraternidade e lutar por um mundo melhor. Equipe de teatro e crianças da catequese da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro - RS.
Jesus pôs-se a caminho para guiar os nossos passos com firmeza, protegendo-nos de todos os males.
A confiança em Deus passa de geração em geração; de dia a dia; de hora em hora; e é necessário redescobrir e renovar a fé.
Na Páscoa de 2020 apareceu a pandemia causada pela Covid -19, que deixou evidente a incapacidade de agir em conjunto.
Nesta Páscoa de 2021 somos convidados a edificar pontes de fraternidade através do diálogo que confere a identidade do amor cristão ensinado por Jesus Cristo na sua Paixão e Morte.
Pelo nosso intercâmbio de dons, mesmo em época da pandemia em que cada um tem seu ponto de vista e como ela afetou, como o vírus que era distante e invisível a “olho nu” chegou em toda parte e não houve seleção pelas condições materiais, sociais, instrução, religião, idade, nação, etc... O altar do sofrimento da prisão de Jesus nos questiona: “AMOU -NOS ATÉ O FIM”.
A vida vence a morte.
A notícia feliz do Ressuscitado para nós é um louvor, é mais uma lição de vida para o crescimento na fé em Deus.
É bom agradecer pelas vitórias e graças alcançadas.
Altares com simbologia própria para a Adoração ao Santíssimo. Sexta-Feira Santa organizada pelo pároco padre Paulo Molewski. Grande grupo de paroquianos participou da programação das celebrações da Paixão e Morte de Jesus. O povo de Áurea foi envolvido pela DROGA KZIRZOWA; GOSKIE ZALE; ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO – pelos grupos de família e povo em geral-. ENCENAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS; TRADIÇÃO DA GUARDA DO SEPULCRO DE CRISTO – pelos soldados e adoradores até a madrugada da Páscoa, quando no nascer do nascer do sol em procissão é louvado o Jesus Ressuscitado com as alegres canções do Aleluia. E em seguida a MISSA DO ALELUIA.
A bênção dos alimentos.
A bênção dos alimentos e raízes amargas e fortes lembram o amargor do suplício de Jesus que, no dia da Ressurreição, transformou-se em alegria e doçura.
Quanto maio for a harmonia entre as pessoas e o mundo que nos rodeia, maior será a saída desta terrível pandemia.
A terapia na pintura dos ovos e na beleza das cestas com arranjos em formas simbólicas, podemos escrever a história deste tempo inexplicável. Tempo de um vírus microscópico que abalou o universo. Raspar as frágeis casquinhas, vamos lembrar do Autor da Vida: “- Eu vendi o mundo, aleluia!”
Bons companheiros para todos os tempos, idades e etnias, são os ovos pintados com tinturas naturais. Enquanto fazemos a terapia da pintura deixamos de pensar o negativo, as limitações, e colocamos em nossa frente as possibilidades, as saídas pensamos mais em dons, saberes, qualidades, etc...
Enfim, o Ressuscitado iluminara abrindo novos caminhos e descobrindo o essencial da vida.
A nobreza da cultura é valorizar o ser humano na sua totalidade: espiritual, corporal e psicológica. A tradição polonesa nos ensina várias brincadeiras para a época de Páscoa, uma delas é Smigus Dyngus.
I.I.C.P.



































































Comentários
Postar um comentário