É bom estar onde a Mãe está! - 8ª Parte

Peregrinação de paz, reconciliação e ressurreição junto ao Santo Sepulcro e a via dolorosa.

Aqui também, como em todos os lugares, encontramos fortes sinais de presença da Mãe que acompanha seu Filho querido.
Monte das Oliveiras, Igreja das Nações e Igreja de Maria Madalena. É impressionante o panorama das Colinas da Judéia até ao Mar Morto. O Monte das Oliveiras é venerado por Judeus e Cristãos. Para os cristãos, ele está associado aos mais importantes acontecimentos da vida de Cristo.
O Vale do Cedron. Este é o local memorável quando na 5ª Feira Santo Jesus saiu do Cenáculo e foi para Getsêmani.

Monte das Oliveiras. Aqui Jesus passou maior tempo durante sua missão em Jerusalém. Aqui Jesus chorou por esta cidade. Lc. 19, 37 – 41

Jardim das Oliveiras. Neste local Jesus sofreu a traição de Judas e foi preso pelos soldados romanos. Depois de ressuscitado, deste monte ascendeu aos céus.

Do Monte das Oliveiras descemos para o Vale Cedron.

Acredita-se que quando a ressurreição universal estiver terminada, trombetas soarão e o juízo final acontecerá no Vale Cedron. Por esse motivo o local é um dos prediletos para os funerais de judeus há milhares de anos.

Monte das Oliveiras: Aqui encontramos as tumbas de Absalom e São Tiago.

A Igreja de Getsêmani e o túmulo da Virgem Maria.

A Virgem Santíssima morreu em Jerusalém e foi enterrada no Vale do Cedron. Este local é do túmulo e também da sua assunção.

No subterrâneo da Basílica de Getsêmani encontra-se o local em que Nossa Senhora adormeceu.

Quase é impossível explicar o que se sente neste local. Maria Santíssima a mãe que acompanha a humanidade por todos os tempos e por todos os canto do mundo, aqui deixou bem nítido o seu ser humano e eterno de amor Mãe.

Basílica do Getsêmani.

A igreja do Getsêmani é um lugar santificado pela oração e agonia de |Cristo. Aqui, imediatamente a pessoa reverencia o santo lugar de joelho.

O Jardim de Getsêmani é um dos mais importantes lugares da Terra Santa. Este era o lugar preferido de Jesus; para rezar e meditar. Lc. 22, 39.

 “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo não se faça a minha vontade e, sim, a tua. Lc. 22, 42.

A igreja lembra a última noite que Jesus chorou, rezou, sentiu-se abalado, porém, escolheu sofrer e morrer na cruz, tomando sobre si todos os pecados da humanidade. Tinha apenas uma pedra para inclinar a sua cabeça e chorar pela humanidade. Foram horas mais tristes e angustiantes de sua paixão.

Neste local rezamos a Santa Missa refletindo a Paixão e a Morte de Jesus e a morte de tantos inocentes de hoje.

Esta igreja é chamada também de Igreja das Nações. Encontramos um espaço sagrado muito lindo onde o Brasil é representado pela padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Na celebração eucarística rezamos pelas grandes necessidades universais. Foi um momento forte de uma conscientização cristã – humana. Em união formamos uma só meditação sobre o mistério central da fé cristã: A Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Igreja do Santo Sepulcro.

Tomaram eles, pois, a Jesus; e Ele próprio carregando a sua cruz saiu para o lugar, chamado Calvário, Gólgota em hebraico... Jo. 19, 17

É o lugar mais sagrado do mundo onde Jesus foi crucificado e onde seu corpo foi sepultado. De joelhos é beijado o chão do Calvário e, do Santo Sepulcro de Jesus. Aqui se invoca a força que brota da fé no seu mistério pascal. Força essa que é capaz de renovar nossa vida e nossa história.

Escada para o local onde Jesus foi crucificado.

Entrada para o Santo Sepulcro de Jesus.

Basílica do Santo Sepulcro.

Local da crucificação.

Capela da crucificação onde se encontra a laje onde Jesus foi depositado.

Capela do Calvário.

Litóstrofos: é o tribunal de pedras. “Ouvindo, pois, Pilatos, este dito, levou Jesus para fora e assentou-se no tribunal no local chamado litóstrofos e em hebraico, Gabata”Jo.19, 13.

Nas lajotas existem marcas do “Jogo do Rei” jogado pelos soldados romanos.

“Quando chegaram ao lugar chamado Cavera ali o crucificaram” ... Lc. 23, 33

O Calvário é uma grande rocha que se eleva a 15 metros da superfície do solo. Lugar da crucificação de Jesus. Onde Jesus foi despojado de suas vestes e pregado na cruz. É possível ver a rocha do Calvário que está embraixo do altar dedicado à Virgem Maria, Mãe das dores.

Túmulo de Cristo. Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?” Lc. 24, 5

Jesus foi posto num túmulo escavado na rocha aos pés do Calvário. Jo. 19, 38 No interior, numa laje de mármore marca o lugar onde foi depositado o corpo de Jesus. A laje original de pedra está por baixo da atual.

A terceira estação da Via-Sacra é cuidada pela etnia polonesa. Refletem-se as feridas da própria história, das discriminações, injustiças sofridas por falta de respeito com a Pátria e com o povo.

Jesus faz-se presente nessas cruzes. Pedimos para que ninguém e nem uma nação permaneça caída no caminho.

Com muita devoção percorremos toda a via dolorosa.

Todo o peregrino que atravessa a via dolorosa e reflete tantos sinais de morte em nosso tempo, celebra a conversão e promove a nova vida que Deus nos oferece em Jesus.

A morte foi vencida pelo Senhor da vida. A via sacra da cruz da quaresma e a via sacra da ressurreição no tempo pascal, se unem em favor da nossa salvação.

O nosso tempo com tantas cruzes nos questiona para onde se orientam todos os caminhos da vida cristã?

Sinta-se convidado(a) de rezar e meditar a via dolorosa.

I.I.C.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 anos da imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral

150 Anos da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul: Um Legado de Fé, Cultura e Tradição