ESPECIAL HOMENAGEM AOS 145 ANOS DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA COLONIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO POLONESA NO RIO GRANDE DO SUL.

RETRATOS DO PASSADO – 1975

MEMÓRIA NO PRESENTE – 2020

            É possível, no túnel do tempo captarmos a beleza, o que promove a história e vida, louvor, exaltação e gratidão à Deus.

            Gratidão a Deus por ter compartilhado com as festividades inesquecível em comemoração da imigração polonesa no Rio Grande do Sul, quarenta e cinco anos atrás.

            Foi um ano de júbilo e de glória! As atividades impulsionaram inúmeras esperanças em favor dos descendentes dos imigrantes poloneses.

            Percorremos diversas localidades visitando e animando os núcleos polônicos. As comunidades recebiam a comissão organizadora com o brio do caráter próprio dos poloneses: com fé, cultura e patriotismo.

            Em nossa região programamos: visitas às famílias, encontros culturais religiosos, exposições, confraternizações, celebrações especiais como jubileus e lançamento de livros e textos, escolha do casal, rei e rainha mirim, jovem e adulto.

            Na maioria dos eventos a comissão organizadora juntamente com o cônsul geral da Polônia Wladyslaw Malik e esposa estiveram presente.

            Também sempre tivemos um grande apoio do Dr. Sr. Edmundo Gardolinski (Biografia anexa no final) e do Pe. Frei Alberto Stavinski.

            Procuramos oportunizar a descoberta da herança que os antepassados nos deixaram dando a eles o merecido tributo e revivê-los em nossa memória, junto com suas alegrias e tristezas, suas vitórias e derrotas, suas grandezas e fraquezas.

            E finalmente, uma maneira de não esquecer os seus nomes.

            Só dessa forma seremos capazes de sentir a história e a cultura inscrita em nosso passado e inseparavelmente ligada à nossa identidade cultural.                  

            Contemple após as setenta e duas fotos o magnífico exemplo de vida e ação do Dr. Sr. Edmundo Gardolinski.

                                                                                                                           I.I.C.P.

CONVITE DO SR. VILMAR KUSKOSKI PRESIDENTE DA COMISSÃO DO BIÊNIO DA COLONIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO POLONESA NA REGIÃO DO ALTOI URUGUAI – ERECHIM-RS. – 1975

            A comissão cultural, dentro dos festejos do biênio da colonização e imigração polonesa na região Alto Uruguai – Erechim RS, convida a Vª. Srª. para a cerimônia de Bodas de Ouro do casal Antônio e Josefa Poplawski a realizarem-se no dia vinte e seis de abril de mil novecentos e setenta e cinco, às dezenove horas na Catedral São José, em Erechim-RS.

            Será concelebrada a Santa Missa pelo Bispo Diocesano Dom João Aloysio Hoffmann em ação de Graças pela imigração e colonização polonesa e pelos cinquenta anos de vida conjugal de Antonio e Josefa Poplavski.

            O Coral Misto São José e o Grupo Folclórico – JUPEN, abrilhantarão os festejos.

            Após as cerimônias religiosas, realizar-se-á o baile da escolha da rainha do biênio da colonização e imigração polonesa da região Alto Uruguai, no qual far-se-á presente o Cônsul Geral da Polônia Wladyslaw Malik, e a comissão geral dos festejos do centenário da imigração e colonização no Rio Grande do Sul.

            Atenciosamente agradece.

Vilmar Kuskoski

Presidente da comissão organizadora – Região Alto Uruguai

Homenagem aos imigrantes pelos jovens: Léia Zmozinski, Valdemar Kozak, Salete Gorski, Oscar Gempka, Carlos Molinski, Rogério Sztzeleski.


Rei e Rainha mirin.

Imigrantes homenageadas: Estanislava Grutka Samojeden, Vanda Rifiscki Poplavski, Ceslava e Josefa Manojeden Poplavski.

Antonio Poplavski e sua filha Isa Carolina Poplavski.

Irmã Isa e Elisete Dysarz – Filha de Antonio e Flora Dysarz, organizadoras do Biênio Polonês em Carlos Gomes/RS.

Luci Micoanski, Casemira Poplawski Slussarek, Irmã Isa Carolina Poplawski, diretora da escola e dos eventos do biênio polonês. Estanislava Samojeden, homenageada especial, Srª Ceslava Amadigi, Vanda Poplawski Rificski. Unindo Brasil – Polônia.

Familiares de Josefa Samojeden e Antônio Poplawski.

Colégio das Irmãs da Sagrada Família em Carlos Gomes-RS homenageando o imigrante polonês dentro dos festejos do biênio.
Diretora da escola Irmã Isa Carolina Poplawski, Adelar Petkowicz e Elizete Dysasz-casal de reis dos festejos. Denise Dysasz e Irmã Celestina Wodyski.

Irmãs da Sagrada Família e o casal homenageado.

Pe. Valentim Nowacki o grande amigo do casal.

Comissão organizadora, cônsul geral da Polônia Wladyslaw Malik e esposa, Srª. Janina Figusrka presidente da Socieadde Plonesa de Porto Alegre e familiares.

Conhecer a história desse casal cheio de fé e coragem é criar dentro de si um amor pela vida sem limites... o mundo precisa muito desses exemplos.

Proclamação da Palavra de Deus pelo professor Dr. Miguel Popoaski.

Familiares do casal jubilar, de Curitiba, Paranaguá, Rio de Janeiro e Erechim.

A vida de Antônio e Josefa sempre foi como uma vela que ilumina com doação.

Após a homilia do Rvmº.  Pe. Atalibo Lise e Estanislau Szczypek, o filho Miguel falou em nome da família.

Presença do Rvmº. Pe. Atalibo Lise-vigário geral da diocese de Erechim, Pe. Valentim Novacki, Pe. José Kuzminski, Miguel Popoaski e representantes do JUPEM.

JUPEM abrilhantou os festejos.

Presença de uma comissão de Carlos Gomes com o pároco Pe. Estanislau Szczypek.

Era tempo pascal, painéis e decorações com o tema: “Ele é luz para os caminhantes”.

Dia 26 de abril de mil novecentos e setenta e cinco, às 19horas na Catedral de Erechim com a presença dos amigos, parentes e vizinhos. 

Em destaque Irmã Maria Samojeden, Ladislau Holota, Ludovico e Teresa Czysmowski, Ceslau e Odete Wojakowski, comissão dos festejos do biênio da colonização e imigração polonesa.

A felicidade do casal é a certeza de que a vida não está passando inutilmente. Os sacrifícios produzem flores e frutos.

Antônio e Josefa rodeados pelos filhos, vizinhos, netos e parentes.

Presença de Irene Zancan, Irmã Joaquina, João e Natália Antunes e demais parentes e amigos.

Presença do casal Mikulski e demais convidados.


As rosas vermelhas e brancas acompanharam Josefa e Antônio todos os dias de suas vidas. Feliz de quem atravessa a vida inteira semeando paz, amor, otimismo, fé em ação... A longevidade é uma conquista de quem ama a vida.


O Pe. Atalibo Lise-vigário geral da diocese partilha o Corpo e Sangue de Cristo ao Srº. Antônio e Josefa Poplawski, sustento de fidelidade, de afeição marital e a força do amor.


Cumprimentos e saudações do Sr. Edmundo Gardolinski e Exmª. esposa Srª. Zênia, presidente dos festejos do biênio da colonização e imigração polonesa do Rio Grande do Sul.


Abraço cheio de paz e carinho do amigo Pe. José Kuzminski, conterrâneo e pároco por: 22.02. 1953 a 01.03. 1981, filho de Constante Kuzminski e de Rosália Lichocki Kuzminski.

“O amor jamais acabará”. Presença de Ladislau Holota e família. Grandes amigos e vizinhos.


A família Poplawski sempre teve a Eucaristia como centro e força. Em épocas difíceis, nos sofrimentos e nas lutas, no acompanhar de toda problemática histórica da vida o Sagrado Coração de Jesus era o refúgio. 

Contemplação e confiança na Palavra de Deus.

Pe. Estanislau Szczypek e Miguel Popoaski no momento de ação de graças.

Entre familiares, muitos amigos e autoridades.

Rito da bênção matrimonial: realizado pelo Rvmº. Pe. Valentim Novacki amigo e admirador da família Poplawski na Polônia. 


Bênção das alianças... como é lindo o amor verdadeiro.


Deus também fala na esperança palpitante destes anciões, que felizes caminham ao encontro do infinito! Do transcendente! Do eterno amor!

Homenagem especial pelos amigos da imigração polonesa de Carlos Gomes-RS.

Filha Irmã Isa Carolina recebe do abraço do pai que é um abraço divino. Inesquecível! Eterno! Porque é do pai.

Imagens, mensagens e sensações inesquecíveis. Padrinhos: Ceslau e Odete Wojakowki e comissão organizadora do biênio.

Antônio e Josefa com os amigos Mikulski e Srª Janina Figurski.


Homenagens e baile no Clube Atlântico de Erechim-RS.


Irmã Isa Carolina Poplawski com o ramalhete com as 50 rosas brancas e vermelhas oferecidas aos pais.


Senhora Ana Zambonatto com o casal jubilar.

Primeira dama do município de Erechim Srª. Ana Zambonatto.

Casal jubilar com as irmãs de Josefa: Sofia e Estanislava.


O coral misto São José entoou a canção: Pod Twoja Odrone... a pedido dos jubilares. Foi a última prece no recinto da Catedral.

Antônio não teve mais oportunidade em voltar para a Catedral. Ao sair da Catedral fez uma profunda genuflexão e enxugou as lágrimas dizendo: Adeus...

Familiares e padrinhos: Ceslau e Odte Wojakowki – filhas(os) netos(as), Irmãs, sobrinhos...


Autoridades, familiares e amigos no grande abraço... foram muito carinhosos com Antônio e Josefa.

Autoridades de Porto Alegre e Curitiba na gloriosa jornada de promoções e aqui com a família Samojeden Popoaski -Erechim e Áurea, RS.

Exmº. Srº. Dr. Jan Kuchpa, Cônsul Wladislaw Malik e esposa, Janina Figurski presidente da Sociedade Polônia de Porto Alegre, Drº. Claudius Zaluski e esposa com demais familiares.

Coral misto São José- regente Irmã Clarice.

Grupo Folclórico JUPEM abrilhantando os festejos.


O amor familiar foi relatado aos presentes pelo Pe. Estanislau Szczypek e Miguel Popoaski.

Irmã Isa Carolina Poplawski, diretora da escola em Carlos Gomes, Denise Dysarz, rainha dos festejos e Valdemar Kozak.

Pe. José Kuzminski, prefeito de Erechim Srº. Aristides Zambonatto, engenheiro Edmundo Gardolinski e a Exmª. esposa Srª Zênia, casal presidente da organização do biênio polonês 1974 a 1976, Drº. Carlos Zaluski e esposa, cônsul polonês e esposa.

Famílias: Samojeden, Julkowski, Lipski, Ziger, Zerek, Adanczyk, Slussarek, Poplawski, Zancan, Wojakowski, Kuzminski e Antunes. 


Adolfo, Flávio Carlos, Alice Lipski, Bernardo e Casemira Slussarek, Miguel, Irmã Isa Carolina Poplawski, João e Lidia Poplawski. Decorração: Irmã Isa.

Irene Adanczyk Zancan, Ana Samojeden, Estanislava Adanczyk, Sofia Julkowski, casal jubilar, Natália e João Antunes.

Srº. Antônio e Josefa saudados pelas autoridades e pelo Vitor Faccioni e família Gorski. 

Homenagens especiais feitas pelo Pe. Valentin Novacki e grupo JUPEM.

Rainha dos festejos eleita e aclamada pela comissão julgadora a senhorita Denise Dysarz, filha de Antônio e Flora Dysarz.

Rainha do biênio, Srº. Gardolinski e princesa Miriam Wenchelewski.

Senhora Ana Maria Zambonatto, Denise Dysarz, e Miriam Wenchelewski.

Irmãs de Josefa: Estanislava, Sofia, sobrinha Irena Zancan. Filhos: Miguel, Casemira, Carolina. Netas: Bernadete, Terezinha, e Angelita.

Para os filhos a mãe Josefa é estrela de primeira grandeza. Pai Antônio é o sol da esperança – ambos iluminando o biênio polonês no Rio Grande do Sul.

A família no Rio Ligeiro no dia 27 de abril de 1975.

Apresentamos a benéfica contribuição do imigrante polonês manifestadas nas barrancas do Rio Ligeiro-RS – ÁUREA-RS. 

Carta do Pe. Frei Alberto Stavinski

1972/1973 Benção do Papa.

            27 DE ABRIL DE MIL NOVECENTOS E SETENTA E CINCO – PASSADO

  11  DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E VINTE – REVITALIZAÇÃO

            DIA SAGRADO DO POVO POLONÊS.

                                                                                             I.I.C.P.


Edmundo Gardolinski nasceu em 22 de abril de 1914, no município de São Matheus do Sul, Paraná. Era filho de Maria e Mariano Gardolinski, imigrantes poloneses. Seu pai, professor de primeiras letras e tenente do exército austríaco, veio ao Brasil como funcionário do Consulado Austríaco no Rio de Janeiro. A família estabeleceu-se primeiramente em Três Barras, SC, mas mudou-se para São Mateus do Sul em 1912 para acompanhar os fluxos dos colonos. Tinha um contrato de um ano para dar aulas aos poloneses nascidos no Brasil. Findo o contrato, permaneceram no Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral