Edição especial do ano jubilar da BRASPOL

 

Retratos do Passado | 1990 – 2020 | Memórias no Presente


Em fevereiro de mil novecentos e noventa a Irmã Rosália Krupinski retornava da Universidade de Ijui-RS e nos caminhos da vida encontrou-se com o Sr. André Hamerski que rumava à Curitiba -PR para a Assembleia Geral Constituinte, para criar o órgão representativo da comunidade brasileiro – polonesa no Brasil, destinado a representar, organizar, congregar, promover, incentivar e coordenar a promoção civilizatório histórica da comunidade polonesa no Brasil.

            A dinâmica Irmã Rosália, com o seu espírito criativo e uma lucidez rápida, embarcou imediatamente à Curitiba -PR e participou ativamente da assembleia. Na oportunidade solicitou aos membros da constituinte a extensão do núcleo da BRASPOL para Áurea-RS que ficou definida a instalação para o dia vinte e nove de abril de mil novecentos e noventa.

            A Irmã Rosália recebeu aceitação e apoio da Comissão Nacional, dos munícipes de Áurea -RS como também do pároco Revmº Padre Paulo Molewski, imigrante polonês de Poznan – 10.12.1989, Pe. Jovem, muito dinâmico e uma forte esperança para o povo. Com grande apreço e apoio pela cultura polonês, incentivo à oração e ao bom desenvolvimento de todos os projetos comunitários.

            Pe. Paulo e Irmã Rosália levam a boa notícia da criação do núcleo da BRASPOL em Aurea-RS para a imigrante Josefa Samojeden Poplawski.

            Josefa, que saiu da Polônia, mas a Polônia nunca saiu da Josefa, quando ouviu a boa nova largou a sua enxadinha e exclamou: ŚPIEWAJMY NA CHWAŁĘ BOGU!  - Cantemos gloria a Deus! A humilde frase de Josefa serviu de motivação para as celebrações.

            Os descendentes dos imigrantes demonstram que o amo à vida é regado com o cultivo da fé cristão, animado com a pregação de padres católicos. 29.04.1990.

            As famílias mantém as tradições católicas. O sobrenatural, a fé em Deus Pai e o cultivo da devoção à Nossa Senhora são o alimento espiritual.

            Batismo de João Paulo Mustefaga, filho de Hermes e Clarice Mustefaga. 29.04.1990 na Missa das 09 horas.

            Jovens conduzindo símbolos nacionais Brasil- Polônia.

            Presença dos padres: Pe. José Wojnar - Provincial da Sociedade de Cristo para os imigrantes -,Pe. Benedykt Grzymkowski – Reitor da Missão Polonesa no Brasil, Pe. Paulo Molewski – Pároco de Áurea – RS.

            Solene composição da mesa das autoridades da BRASPOL nacional e acolhida pelo Exmº. Sr Dr. Roque Omizzolo -Prefeito do Município de Áurea - RS

            Unindo etnias e despertando civilidade patriótica por meio dos hinos do Brasil e da Polônia.


            Professora Maria de Lurdes Omizzolo com o alegre grupo de Danças Gauchescas. “Cultura não tem fronteira”.

 

            Os pequenos bailarinos, por meio de gestos traduzem o lema da festa.

“Cantemos Glória a Deus”.

ŚPIEWAJMY NA CHWAŁĘ BOGU! 

            As gerações marcam o tempo e cada tempo tem sua história e um aprendizado, e, como as vida, o aprendizado é seu. Portanto convidamos os jovens da época a se encontrar nas fotos e escrever a sua história marcando o tempo positivamente.

            Quem são os jovens dançarinos???...

            AURESOVIA abrilhantando as festividades.

            As Irmãs da Sagrada Família juntamente com a Irmã Rosália confeccionaram o traje do POLONEZ, dança nobre obrigatória para as festividades de caráter solene. É uma dança distinta, graciosa usada na abertura e encerramento das festividades solenes. Foi um momento sensivelmente encantador!

            O Centro Pastoral ficou aconchegado de exclamações alegres, porque foi assinalada a data da Criação do Núcleo do BRASPOL em Áurea\RS.

A BRASPOL foi fundada nos valores supremos de justiça e dignidade da pessoa humana. Cada passo em todos os dias de nossas vidas são fundamentados com a dignidade. “ Perca tudo! Menos a dignidade”!

BRASPOL tem como finalidade: representar a etnia, congregar as associações, promover eventos, incentivar conhecimentos e cultura.

Prefeito Municipal o Exmº Sr. Dr. Alberto Roque Omizzolo, primeira dama do município, professora Maria de Lurdes Omizzolo e a imigrante Josefa Samojeden Poplawski, muito agradecida a Deus e as autoridades municipais por mais este ato cultural e por mais esta dádiva de longos sonhos que os imigrantes traziam na longa travessia de 1912 – 1990 – quase cem anos de vigília e esperança de algo melhor, de um olhar diferenciado para quem veio de longe e teve a sua vida embrenhada em meio as matas.

            “Cantemos glória a Deus” também pelas vidas de Josefa e sua irmã Natália Samojeden nascida no ano em que foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, de Áurea - RS. 10.04.1915 e falecida no dia 26 de agosto de 2020 no dia de sua padroeira Matka Bozka Czestochowska.

            Cada pessoa tem o seu tempo para construir um pouco para o mundo ser melhor. Tudo é possível com a graça de Deus.

            Nos estatutos da BRASPOL a Palavra de Deus teve e tem o centro de todas as atividades Braspolinas. É por norma projetar todos os eventos a partir da Palavra de Deus.

            Agradecemos a Deus pelas vitórias que nos ajudou a conquistar, pela luz que nos deu para O conhecermos como fonte de todo poder, confiança e coragem para prosseguir a nossa jornada.

            Diploma de Benemérito.; Nossa gratidão à diretoria executiva de 15 de agosto de 1992, em especial ao dedicado presidente do núcleo da BRASPOL de Áurea o Dr. Carlos Noskoski.       

 

I.I.C.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral