Áurea/RS está em festa! Você faz parte desta festa! Parabéns!

 


        O júbilo, a alegria, a revitalização se abraçam e somam os trinta anos da BRASPOL.
Há trinta anos atrás nascia uma esperança para o futuro dos descendentes dos imigrantes e colonizadores poloneses – BRASPOL Representação Central da Comunidade Brasileiro – Polonesa do Brasil do Núcleo do Município de Áurea - RS que este ano comemora o seu jubileu. O tempo que parecia distante, hoje se tornou presente. Nós os descendentes dos imigrantes vivemos momentos marcantes pelo resto de nossas vidas. Aos poucos, fomos nos organizando conforme as iniciativas e as afinidades de cada evento e necessidades históricas.
A entidade nasceu, cresceu e marcou espaço de convivência no município de Áurea – RS.
Compartilhamos muitos momentos de alegria, atividades culturais, artísticas, científicas e desportivas. Incrementamos e promovemos eventos artísticos culturais, religiosos e literários. Integramos culturas e tradições. Publicamos textos, livros sócio-históricos e literários. Promovemos a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais. Organizamos as festividades de origem polônica e da própria comunidade. Organizamos e zelamos pelos locais sagrados como: igreja, museu, casa do imigrante, símbolos sagrados, obeliscos, cruzes abeira dos caminhos, cemitérios e locais de peregrinação. Estimulamos intercâmbio Brasil-Polônia. Promovemos eventos que dignificam as datas e fatos históricos conjunturais no processo sócio-histórico, cultural e civilizatório.
Graças as equipes diretivas e aos associados estreitamos os laços de amizade entre o Brasil e a Polônia querida pátria de origem.
Em cada época as diretorias foram muito eficientes nos seus deveres participando dos congressos internacionais e nacionais, das assembleias comunitárias e extraordinárias, associando novos membros e divulgando a necessidade da existência do núcleo para fortalecer cada pessoa a viver os valores com dignidade e caráter. O polonês tem como caráter a tenacidade, perseverança, paz, harmonia e fé.
Exemplo: Um dia, um senhor político encontrava-se na Catedral de Varsóvia muito concentrado, de joelhos e rezando. Uma religiosa conhecendo-o de outros lugares ficou surpreendida e lhe perguntou: “O senhor está rezando, eu sabia que o senhor é contra os católicos” Ele respondeu: “Sou polonês e o caráter do polonês é ser cristão católico”.
Amigos, pelo exemplo de nossos antepassados vamos com muito carinho repassando o tesouro da FÉ para as novas gerações.
A propósito, leia, reflita e contemple a beleza biográfica dos nossos visitantes que estiveram em Áurea-RS na instalação da BRASPOL no dia vinte e nove de abril de mil novecentos e noventa. – RUY C.WACHOWICZ- Secretário de pesquisa em história e HENRYK SIEWIERSKI – Vice presidente da BRASPOL Nacional.
Você vai sentir que chegou a hora de cada um de nós escrever a sua história em pergaminhos imperecíveis para deixar lembranças valorosas, e que os anos que nos esperam não nos tornem incoerentes com os bons princípios de poloneses.
Que Deus nos ilumine e nos conceda o dom do discernimento a cada dia rumando ao jubileu de ouro da BRASPOL. 
                                                                                                                      I.I.C.P.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via-Sacra do Povo Gaúcho 2024

“Opłatek”: a preciosa tradição polonesa de partir o pão na véspera de Natal

A Urgência da Fraternidade e da Ecologia Integral